Quem aproveitou ao máximo o início das plataformas gratuitas de vídeo, conseguiu uma bela parcela de público para o seu canal e teve a chance de ver as notificações de vídeo chegarem para a maioria de seus inscritos.
Como em todo início de uma nova plataforma os canais eram bem divulgados para os seus inscritos, as notificações de vídeo chegavam e não tinham muitos problemas com a concorrência.
Por isso muitos canais que acompanham a plataforma desde o seu começo possuem um índice bom de inscritos e conseguem ainda se manter tranquilamente, isso claro caso tenham ainda um bom conteúdo para oferecer.
A divulgação naquela época funcionava e muitos canais cresceram com ela pois a variedade na segmentação de conteúdo era menor e a plataforma ainda não tinha se consolidado. O público já era grande na época pois já começavam a utilizar como fonte de informação.
É o caso do YouTube que foi lançado há 13 anos e tornou-se sinônimo de vídeo online, utilizado hoje por milhares de pessoas como forma monetizar vídeo online.
Para você ter uma idéia o YouTube veio em janeiro de 2005, segundo o Mashable. Dois ex-funcionários do PayPal – Chad Hurley e Steve Chen – participavam de uma confraternização na nova casa de Chen em San Francisco. Eles gravaram alguns vídeos, mas perceberam que não havia como compartilhá-los. Os arquivos eram grandes demais para enviar por e-mail, e colocá-los na web daria muito trabalho.
Em 2002, Hurley e Chen receberam uma boa grana quando o PayPal foi comprado pelo eBay por US$ 1,54 bilhões. Assim, eles resolveram usar esse dinheiro para criar um site de vídeos. Em 14 de fevereiro de 2005, eles se uniram a Jawed Karim – também ex-funcionário do PayPal – para começar a criar o YouTube.
Com o passar dos anos várias pessoas criaram os seus canais e ai a concorrência passou a ser um fato para realmente se preocupar.
Um mercado saturado
Hoje o Youtube é a maior referência quando falamos de plataforma de vídeo gratuita. Ele conta com mais de 1,5 bilhões de usuários e esse número só tende a aumentar cada vez mais.
Mas uma plataforma que tem milhões de usuários uma hora tem que tomar as rédeas e ter um controle maior sobre isso. Tanto em divulgações como em conteúdo.
Já não pode-se ser divulgado facilmente, novas regras são criadas e você tem que se adequar ao que a plataforma lhe propõe.
Claro que não existe somente o YouTube de plataforma de vídeo gratuita, algumas também vieram para pegar essa parcela de público como Vimeo e DailyMotion.
Mas com o grande número de usuários nessas plataformas a dificuldade de um canal pequeno crescer é enorme e o controle da plataforma sobre esses milhares de usuários fica ainda mais difícil.
Pense que milhares de pessoas podem ter a mesma idéia que você e estar fazendo um canal agora nesse exato momento em uma plataforma gratuita.
O fato é que quanto maior o crescimento de funcionários de uma empresa, mais distante você fica do seu chefe. O que dificulta quando tem alguma sugestão ou reclamação a fazer.
Por isso hoje até alguns canais grandes em plataformas de vídeo gratuitas estão reclamando que seus inscritos não tem recebido notificações de vídeo.
As notificações de vídeo não chegam
Isso tem ocorrido com frequência principalmente no YouTube, onde estão a maioria de canais de sucesso e também canais recém chegados buscam conseguir o seu lugar ao sol são os mais afetados.
Pense em um canal que tem mais de 1 milhão de inscritos ter em média 100.000 visualizações por vídeo. Pode parecer muito, mas isso é realmente pouco se tratando que somente 100.000 receberam notificação de vídeo do seu canal.
Isso corresponde a somente 10% dos inscritos de um canal, por isso é um número relativamente baixo. Pense no número de inscritos que estão perdendo o seu conteúdo e que poderiam estar acompanhando seus vídeos.
Com isso o canal perde ainda mais a possibilidades de crescimento, pois sua distribuição não corresponde a nem 50% de seus inscritos e a sua relevância acaba caindo mais ainda.
Alguns canais que possuem esse mesmo número de inscritos que exibem transmissões ao vivo contam com apenas 300 ou até 1000 pessoas assistindo simultaneamente. O que é um valor baixíssimo.
E é ai que os canais pequenos acabam sofrendo muito para se erguer em uma plataforma tão badalada e concorrida. O seu número baixo de visualizações ele perde relevância demais e as transmissões ao vivo acabam contando como uma visualização de um vídeo normal quando publicada.
O fato principal onde as notificações de vídeos precisam ser enviadas, são as transmissões ao vivo. Imagine um canal pequeno com 4.000 inscritos iniciar uma transmissão e ter somente 5, 10 pessoas assistindo.
É realmente frustrante e o pior de tudo, você não consegue mandar um alerta para eles e garantir que seus inscritos estejam cientes de sua transmissão.
O YouTube é uma plataforma que para um canal crescer é realmente difícil. Se um canal grande já se frustra com a falta de envio de notificações de vídeo, imagine um pequeno. Ai as chances de o seu vídeo ser notificado são praticamente nulas.
Isso vem desanimando várias pessoas que vem buscando outras soluções para que isso. Migrar para uma outra plataforma gratuita como o Vimeo ou DailyMotion, ou caso ela faça transmissões ao vivo, ir para um Twitch ou Mixer.
Mas vale a pena começar do 0 em outra plataforma gratuita para buscar um crescimento e uma funcionalidade maior nas notificações de vídeos?
Não, realmente não vale a pena correr para outra plataforma gratuita. Você irá ficar preso a ela e terá o mesmo problema.
O fato é que você precisa ir para um lugar que garanta para você 99% que seus inscritos recebam notificações e que você consiga trabalhar com outras alternativas para avisá-los.
Você precisa de uma plataforma paga!
Por isso uma plataforma de vídeo paga como a EiTV CLOUD pode te oferecer uma garantia que suas notificações de vídeo chegarão para seus inscritos.
A EiTV CLOUD é uma plataforma onde você consegue personalizar 100% com a sua identidade, colocando seu logo, banners, cores, podendo subir vídeos diretamente ou incorporar vídeos do youtube.
A plataforma te da a oportunidade de você ter ela na web ou então ter um aplicativo só seu para Android e iOS.
Agora vem a melhor parte, além das notificações de vídeo serem enviadas para seus inscritos da plataforma, você pode enviar emails personalizados ou então notificações por Push via celular.
Então você garante de todos os lados que eles irão receber notificações de video e você com certeza irá ficar mais tranquilo.
Vou pagar sem ganhar nada?
Claro que em uma plataforma paga como a EiTV CLOUD, você não fica no prejuízo afinal ela é totalmente personalizável e você pode também monetizar o seu conteúdo.
Monetize da maneira que achar melhor, crie planos de pagamento e serviços de assinatura, assim você da maior flexibilidade para seus usuários na hora do pagamento.
A plataforma também tem sistema de doações em transmissões ao vivo, então o que você ja tinha no youtube ou ainda não tem, você ja tem na plataforma de forma simples e fácil.
O melhor de tudo isso é que a EiTV CLOUD não tem taxa de comissão ou seja, o ganho é 100% seu.
Venha para a EiTV CLOUD e conheça essa plataforma completa para atender às suas necessidades e deixar você 100% satisfeito.
Envie um email para consultores@eitv.com.br ou então pelo site www.eitvcloud.com.