EAD ou educação a distância: como dar aulas online

Como a maioria das pessoas vivemos mais da metade do dia trabalhando e somente a noite temos tempo livre. Onde cada vez nos sobra um curto espaço para corrermos atrás de nossos estudos.

O que acontece é que cursos de Educação a Distância ou então (EAD) vieram bem a calhar, pois une-se o útil ao agradável. Você tem o seu ensino dentro de sua casa ou então nos momentos de descanso do trabalho para estudar. Proporcionando mais oportunidades para futuros estudantes e mais empregos para professores.

O EAD faz parte de uma intensa expansão que o ensino vem tendo atualmente, se adequando ao mundo digital em que vivemos. Facilitando a possibilidade de encontrar um professor online capacitado com o curso que você deseja.

O crescimento de usuários conectados à internet foi também umas das principais causas desse novo sistema de ensino. Hoje contamos com mais da metade  da população brasileira com acesso à internet. Totalizando mais de 100 milhões de pessoas conectadas à rede.

Com isso, regiões distantes de escolas que possuem internet, passam a fazer parte desse movimento da democratização do conhecimento. Um espaço para todos se comunicarem e aprenderem através da internet.

As vantagens do EAD

Foto Ilustrativa

Investir em ensino a distância pode te trazer um bom retorno financeiro

 

Várias vantagens fazem do EAD um bom investimento, tanto para aulas online, quanto para gravar o seu conteúdo em sua casa.

O professor economiza em poder dar aula na sua própria casa, com deslocamento, alimentação e podendo gravar as suas aulas com um orçamento baixíssimo. Apenas com o celular já é possível começar com as suas vídeo aulas à distância.

Consequentemente, elas podem ser disponibilizadas por um valor também mais baixo. Sendo assim, quando comparamos o investimento de um EAD com o investimento necessário para um ensino tradicional. Quem economiza não é somente o professor, mas também o aluno.

Uma outra vantagem é que pela internet ser uma central onde usuários procuram sobre um determinado assunto, ela se torna uma porta de comunicação de pessoas em todo mundo. Através dela você pode trocar conhecimentos, tirar uma dúvidas com pessoas que possuem um determinado conhecimento na área.

O EAD permite que você tenha maior liberdade na criação de seu conteúdo e monte com a sua identidade as suas aulas.

Você faz o seu planejamento, trata a forma de pagamento e pode abordar outros assuntos que não são abordados em uma escola tradicional se diferenciando dos demais.

Caso você seja um criador de conteúdos educativos, o EAD pode ser a sua solução. Por isso criamos um guia para te ajudar a iniciar o seu processo de ensino a distância.

Preparando o seu EAD

Vamos começar pelo o seu público, antes de dar início ao processo de criação do seu conteúdo EAD, você tem que conhecer o público com quem esta lhe dando, entender a linguagem dos seus alunos e como se portar diante deles. O melhor conselho é se adequar as tendências nos vídeos presentes na internet.

Assim você poderá conquistar seu público com seus vídeos e terão você como uma referência de aprendizado.

Lembre-se que é primordial saber as principais dúvidas do seu público para ter um melhor controle sobre o assunto e estar preparado para futuros questionamentos.

Segmente seu conteúdo

Foto Ilustrativa

Escolha o seu público

Para segmentar o seu público procure dividir o seus vídeos ao invés de expô-lo de uma só vez, caso perceba que sua aula será densa, separe em várias partes para que seu público preste mais atenção no que você tem para ensinar.

Assim você consegue dividir o seu público com as suas principais dúvidas e indo direto ao assunto.

Segmentar um vídeo irá ajudar na absorção do conteúdo e para não ficar algo cansativo de se assistir.

Pense que você não estará ao lado do seu aluno para conferir se ele vai estar prestando atenção ou não, então conteúdos menores e mais divididos possibilitam que assistam em quantidades que acharem conveniente.

Com o seu conteúdo mais dividido você consegue se organizer melhor e forcar diretamente por interesse do público.

Procure fazer com que seu público interaja em outros vídeos citando-os como exemplo.

Seja leve

Assim como uma escola possui a sua sala de aula o professor que estiver produzindo o vídeo deve-se pensar em um formato que agrade os alunos e que prenda a sua atenção.

Procure um ter um ambiente o menos chamativo possível, com poucos elementos nos cenários que chamem a atenção enquanto você explica o assunto.

Pense em um roteiro com toques de humor e com o máximo de naturalidade possível.

Caso venha a fazer alguma transmissão ao vivo, interaja com quem estiver assistindo para trazer uma maior aproximação sua com o seu público.

Esteja preparado

Foto Ilustrativa

Invista na qualidade para atrair o seu público

Depois de roteiro pronto, cenário e o público já segmentado, agora chegou a hora de pensarmos nos equipamentos para gravar o seu conteúdo.

Uma entrega de vídeo com uma péssima qualidade, fará o seu público não voltar para conferir o seu conteúdo, por isso é essencial que você tenha bons equipamentos para uma gravação.

Os principais equipamentos que você deve ter para que sua gravação saia com um grau bom de satisfação são; câmera, microfone e iluminação. Com todos equipamentos com certeza será possível produzir um conteúdo de qualidade.

Quanto maior for a qualidade de seu conteúdo mais o público ficará interessado em assistir suas aulas.

Crie sua identidade

Após segmentar o seu público e conheçe-lo melhor é preciso que você tenha uma plataforma com o máximo de personalização e que te ofereça maior abertura possível para sua marca aparecer tanto em smartphones, quanto no seu website.

Não estou falando de colocarmos o seus cursos em uma plataforma aberta, e sim, uma fechada, afinal nela você consegue personalizar, ter a sua própria URL, o seu próprio canal e fazer com que seu nome se consolide cada vez mais.

Ganhando dinheiro com o EAD

Foto Ilustrativa

Comece já a ter a sua fonte de renda

Dar aulas online virou fonte de renda para muitas pessoas, um espaço fechado com o professor e aluno, como se fosse uma aula vip, feita para você 24 horas à sua disposição quando quiser consultar.

O melhor de tudo isso é que você não irá se preocupar em depender de anúncios para conseguir lucrar com o seu conteúdo, pois o principal interesse está nas aulas que ali estão para tirar dúvidas e aprender.

Podendo vender em formato de planos de assinatura da maneira que achar mais conveniente ou então vender separadamente em planos individuais.

Imagine você com o seu próprio Netflix voltado para EAD de uma determinada matéria ou então abordando vários assuntos. Onde você terá liberdade na criação de conteúdo para seus assinantes e trazendo um conteúdo ilimitado.

Você também pode vender o seu conteúdo separadamente, oferecendo pacotes específicos para seus consumidores, tudo personalizado para que você atenda as necessidades.

Para que tudo isso funcione corretamente você precisa de uma plataforma que de um suporte de qualidade para você colocar seus vídeos, flexibilidade na monetização do seu conteúdo e que te ofereça uma personalização completa. Com a EiTV CLOUD você consegue tudo isso e muito mais.

Envie um email para consultores@eitv.com.br ou caso queira entrar em contato clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *