Como desenvolver um roteiro de vídeo?

Quando se trata de criar e editar conteúdo de vídeo, tanto um iniciante quanto um profissional precisam de dicas e saber como produzir o vídeo ideal.

A maioria dos profissionais de marketing usam muitos “chapéus” e, digamos, de todos os “chapéus” usados, é o editor de vídeo e que nem sempre é o favorito. Isso ocorre porque a criação de vídeos pode ser intimidadora, especialmente se você é novo.

O que nós abordaremos hoje em nosso blog é de como escrever um roteiro de vídeo eficaz para garantir que você tenha mais engajamento e resultado em seu produto pelo o seu software de edição, onde quer que você esteja publicando.

Nós separamos para você 7 etapas simples para escrever um roteiro de vídeo eficaz:

Etapa 1. Escreva um resumo do vídeo

Para escrever um roteiro que gere os resultados desejados, você definitivamente precisará escrever um breve vídeo. Isso não apenas ajuda você a entender seus objetivos, mas também a entender seu público e o valor que você deseja demonstrar para eles.

Esses insights ajudam a criar o roteiro perfeito.

• Qual é o objetivo do seu vídeo?

• Que ação você gostaria que seus espectadores realizassem?

• Quem é seu público e quais são seus hábitos online?

• Qual é o valor do seu vídeo para o seu público?

• Qual é a frase chamativa?

• Quais canais de distribuição você vai usar?

Você será capaz de entender e ter empatia com seu público e ter uma compreensão mais profunda de como se comunicar com eles, sabendo o que os motiva. Você poderá criar um arco de história de marketing para envolvê-los com conteúdo sucinto, relevante e atraente, que resulta na ação desejada que você deseja que eles executem.

2. Transforme sua mensagem em uma história

Para qualquer conteúdo de vídeo que você criar, você terá uma ou várias mensagens principais que deseja comunicar (seu resumo o ajudará a identificá-las).

O truque é traduzir essas mensagens principais em uma história simples para o seu roteiro seguir. Tudo o que você decidir dependerá do objetivo que seu vídeo precisa alcançar e do que seu público considera valioso e envolvente. Não se trata apenas do que você quer dizer para o seu público: trata-se de dizê-lo de uma maneira que interaja com eles.

Sua história não precisa ser épica ou complicada. Tudo o que realmente precisa ser é uma progressão lógica de um ponto para outro, onde o início é o que é atualmente e o final é o que você quer que seja. Uma boa história deve agarrar seu público-alvo e contar sua mensagem de maneira tão envolvente que os guie a uma frase de chamariz para a ação desejada.

Para obter ajuda para transformar suas mensagens em idéias elegantes e viáveis ​​de histórias, além de alguns exemplos de vídeo, confira nossas 4 etapas para transformar idéias complexas em simples marketing de vídeo.

3. Fale a língua de seu público

Tente sair de sua própria cabeça. Lembre-se: seu roteiro de vídeo precisa atrair seu público-alvo, não você, seu chefe ou seus stakeholders (público estratégico).

Geralmente, você deve manter o tom simples e conversador. Não importa se você é B2C (o seu negócio para o consumidor) ou B2B (de negócio para negócio), interno ou externo – seu público-alvo quer ouvi-lo falando como humano, não como robô. Isso significa cortar jargões, chavões e frases sem sentido. Significa falar em um nível que seu público entenda, com conceitos e vocabulário com os quais eles já estão familiarizados.

Seu roteiro de vídeo deve estar alinhado com a voz da sua marca. Se você puder incluir palavras e frases reais usadas pelo próprio público, estará no caminho de um ótimo roteiro de vídeo.

4. Use sempre um roteiro de vídeo curto

Quando se trata de escrever roteiros, menos é sempre mais. Diga o que você precisa dizer e mantenha-o o mais breve e sucinto possível.

Geralmente, tentamos manter os vídeos entre 2 e 10 minutos. (Isso não significa que todo vídeo que você criar será super curto. Um bom vídeo de treinamento pode durar 30 minutos com facilidade. Mas esse tempo não deve ser desperdiçado, e todas as partes do roteiro devem ser concisas, precisas e necessárias para o vídeo como um todo.)

Em um ótimo roteiro, cada palavra ganha seu lugar. Quanto menor o seu vídeo, maior será o número de frases, frases e palavras.

Aqui estão nossas principais dicas para manter seu roteiro de vídeo o mais enxuto e impactante possível:

• Diga algo único, não o que todo mundo diz.

• Não use palavras difíceis ou tente explicar como tal.

• Use linguagem simples e cotidiana com palavras desnecessariamente complicadas.

• Esteja preparado para fazer sacrifícios (o que é realmente mais importante para se comunicar?).

5. Não use apenas palavras

Você está fazendo um vídeo, não escrevendo um romance. Você tem mais do que apenas palavras para brincar no seu roteiro. A história do conteúdo de vídeo é contada por meio de edição, gráficos em movimento, música, efeitos sonoros e narração. Portanto, não sinta que precisa comunicar tudo por meio do diálogo, as imagens e sons tem um papel muito importante no seu vídeo.

Som e imagem devem funcionar perfeitamente juntos para dar vida à sua história e mensagens, e isso significa incluir todos os elementos relevantes em seu roteiro. Anote a ação que estará acontecendo na tela, quais sons devem ser ouvidos ou qualquer voz que o acompanhe.

Este pode ser um processo difícil, se você não estiver acostumado.

6. Faça várias leituras no seu roteiro de vídeo

Depois de obter um rascunho viável do seu roteiro veja como ele se comporta lendo o seu roteiro e falando em voz alta.

Você deseja que seu roteiro de vídeo flua sem problemas de uma linha para outra, em vez de parecer empolgado. Se você pode ler o roteiro de vídeo naturalmente, sem parecer forçado, é um bom sinal.

Prestar atenção em:

• Quanto tempo leva para ler seu roteiro de vídeo.

• Onde caem as partes com mais ênfase.

• Atente-se se os pontos fortes estão alocados em diversos momentos do seu texto.

• Quaisquer frases estranhas que ficam presas na boca.

Suas leituras devem trazer partes do roteiro que precisam ser alteradas antes de estarem prontas. Continue editando até que você possa ler todo o caminho sem.

7. Revise e Revise novamente

Sem dúvida, você terá várias rodadas de revisões para executar com qualquer roteiro de vídeo. Essa é apenas a natureza de criar vídeos onde muitas partes interessadas gostam de se envolver.

Antes de entrar no processo final de gravação do vídeo, faça a si mesmo estas perguntas:

• É provável que esse roteiro atinja seus objetivos?

• Meu público vai se identificar?

• Ele comunica as mensagens principais?

• Conta uma história envolvente com um fluxo lógico?

• Utiliza uma combinação eficaz de sons e imagens?

• Inclui um apelo à ação convincente?

• É o tamanho ideal para os canais de distribuição pretendidos?

Se a resposta para qualquer uma dessas opções for negativa, volte e edite seu roteiro de vídeo até que ele passe em todas as contagens. Continue se esforçando dentro do prazo que você tem. Você pode se surpreender com o quão curto e atraente você pode tornar seu vídeo, mantendo a mensagem e a história intactas.

Resumo: conte a história certa e encaminhe o seu vídeo para o sucesso!

Essas 7 etapas orientam você no processo de escrever um roteiro de vídeo, do resumo inicial ao resultado final glorioso (que é um plano detalhado para orientá-lo passo a passo na produção de vídeo).

Claro que para tudo isso dar certo você precisa estar na plataforma certa para que seu público se sinta confortável em assistir ao seu conteúdo em vídeo.

Para isso indicamos a EiTV CLOUD, uma plataforma versátil, segura e totalmente personalizável com a sua marca e identidade.

Tenha um ambiente que seja flexível na hora do acesso, onde você consiga monitorar o engajamento do seu público.

Imagine seus vídeos organizados de forma modular em um site e aplicativo Android e iOS exclusivo levando o seu nome. Isso dará mais credibilidade para o seu negócio e fará com que o seu público se sinta confortável em consumir o seu conteúdo.

Entre em contato conosco, assim podemos te explicar e mostrar clientes que já estão aderindo esta tendência. Entre em contato pelo e-mail: consultores@eitv.com ou então entre em contato pelo nosso site: www.eitvcloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *