Quais são os 8ps do Marketing Digital e qual a importância de cada um deles?

O marketing é conhecido pela sua metodologia dos 4ps (place/praça, promotion/promoção, price/preço e product/produto), a metodologia foi criada por Neil Borden em 1960 e foi difundido por Philip Kotler que é considerado o pai do marketing moderno, onde seu objetivo é uma analisar um produto de mercado para depois promovê-lo.

Mas muita coisa mudou e principalmente o marketing das coisas, a forma de se divulgar e de se comunicar com a sua marca.

Com a chegada da internet, foram abertas portas para novas possibilidades de se fazer marketing, criando uma proximidade maior com o cliente e maior assertividade com o público para divulgação do produto final. Mas para que tudo isso funcionasse foram elaboradas estratégias digitais e para serem mais certeiras surgiu o Marketing Digital que hoje é considerado uma área indispensável dentro de diversas empresas por motivo de seus poderosos resultados na hora de divulgar e promover uma marca.

Como uma forma de complementar essas estratégias digitais surgiram os 8Ps, que assim como a metodologia 4ps, buscam dar um foco mais analítico ao Marketing Digital.

OS 8PS DO MARKETING DIGITAL

1- PESQUISA
Para definir o público-alvo e descobrir qual a melhor maneira de chegar até essas pessoas na internet você precisa pesquisar o mercado e o comportamento do consumidor na internet para definir o seu público. As pesquisas hoje em dia são essenciais e na era digital são usadas com frequência. Tenha sempre uma plataforma que te de a oportunidade de saber tudo sobre seu público.

2- PLANEJAMENTO

A partir do momento que você tem os dados coletados em mãos, entra em ação o planejamento de Marketing Digital, onde ele será baseado conforme sua pesquisa. Dessa forma, você saberá melhor o que os seus clientes buscam e, então, poderá planejar a melhor forma de levar o seu produto até eles.

Não se esqueça de definir as metas para o seu planejamento e analisar o cenário atual como Finanças, Investimento no marketing, etc.

Assim que realizar o planejamento de Marketing Digital, mensure os resultados.

3- PRODUÇÃO

Logo depois de pesquisado e planejado, está na hora da execução.

A produção engloba tudo o que você terá que fazer em relação à estrutura, tecnologia e comunicação.

Para que você tenha uma excelente produção, você deverá contar com ferramentas de Marketing Digital, sejam de automação, SEO, publicação para definir como ela será produzida. Portanto deve-se ter uma plataforma que irá te ajudar a engajar o seu conteúdo.

4- PUBLICAÇÃO

Agora chegou a parte em que seu projeto é finalmente iniciado. Esta é a publicação, onde você terá os primeiros anúncios de sua campanha.

Agora é o momento para forcar no Marketing de Conteúdo, escolher o melhor local para disponibilizar todo o seu material, seja ele para consumo ou para venda.

Por isso, deve-se procurar uma plataforma que ajude a distribuição do mesmo e que agregue também na parte de SEO.

5- PROMOÇÃO

Através de um impulsionamento ou promovendo o seu conteúdo você irá conseguir resultados satisfatórios. Procure sempre ter um local exclusivo para o seu conteúdo e principalmente que já lhe forneça ferramentas para promovê-lo em redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados e outros meios da internet.

Inclusive caso você utilize uma plataforma onde ela já tenha meios de envios de e-mail e notificações por celulares é um custo a menos no seu gasto.
O uso das redes sociais também é uma das formas mais eficientes de se promover na internet. Por isso, use ferramentas como Facebook Ads, Google Ads, Twitter Ads e assim por diante.

6- PROPAGAÇÃO

Agora vem a parte da propagação, que é nada mais do que o bom e velho boca a boca.

Por isso que você deve ter um “espaço” exclusivo para seu conteúdo para causar uma boa impressão. Caso algum público relata uma boa experiência com o seu conteúdo, as chances de uma pessoa ser influenciada são infinitamente maiores do que as de um simples anúncio.

Por isso a sua marca tem de estar tanto em uma plataforma web, quanto em um aplicativo. Assim você irá conseguir atingir o máximo de pessoas possíveis nos meios digitais. E com certeza caprichar no atendimento, suporte, sucesso do cliente e consequentemente no pós-venda.

Utilize também as redes sociais para criar uma proximidade maior com o seu público e interagir além do comercial. Converse com pessoas em geral, sem se preocupar se elas serão clientes.

7- PERSONALIZAÇÃO

Chegamos a personalização, que é outro aspecto importante no marketing digital. Como já falamos anteriormente, para isso você precisa ter uma plataforma completa que seja entregue totalmente personalizada para que você consiga disponibilizar o seu material para maior fixação.

Mas não fica só nisso, dentre os benefícios que a personalização pode trazer, um dos mais importantes é a fidelização. Ao se relacionar com clientes de forma humanizada e personalizada, com isso você terá mais chances de criar um relacionamento com o cliente muito mais efetivo e engajado.

8- PRECISÃO

Finalmente, o último dos 8Ps do marketing digital sobre à mensuração de resultados.

Qual quer ação de marketing precisa ser mensurada para depois serem avaliadas

Para isso você tem os indicadores de performance, os “KPIs” ou Key Performance Indicator também pode ser conhecido como: Indicador-Chave de Desempenho. Alguns exemplos de indicadores são ROI (retorno sobre investimento), custo por lead, ticket médio e taxas de conversão.

A FERRAMENTA CORRETA

Como você pode notar os 8Ps tem uma importância gigantesca para o Marketing Digital e servem de maneira complementar para os 4Ps padrões do marketing conforme comentado no início.

E como nós falamos no andamento do texto, você precisa de uma plataforma que supra toda essa demanda para que na hora da divulgação você tenha tudo pronto para atingir o seu sucesso.

Por isso você precisa da EiTV CLOUD, uma plataforma completa que te fornece desde um site web, até um aplicativo de celular com o seu conteúdo digital dentro de um ambiente personalizado com a sua marca.

Além da EiTV CLOUD te entregar uma plataforma personalizada, você conta também com ferramentas de Marketing Digital como envio de Notificação para celulares e envio de e-mail marketing diretamente da plataforma.

Que tal aplicar os 8Ps em suas estratégias de marketing na EiTV CLOUD daqui pra frente? No fim, verá que os resultados são recompensas muito positivas.

Entre em contato conosco, assim podemos te explicar e mostrar clientes que já estão aderindo esta tendência. Entre em contato pelo e-mail: consultores@eitv.com ou então entre em contato pelo nosso site: www.eitvcloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *