Como criar personas para o seu negócio?

Uma estratégia de conteúdo eficaz deve contar com dados precisos. Se você produz conteúdo em vídeo seja ele cursos, palestras, apostilas ou música, você deve saber com que público esta lhe dando. De fato, se você deseja gerar leads e converter clientes em potencial em clientes, precisa entender seus objetivos e suas preocupações.

Personas são personagens fictícios que incorporam comportamentos, necessidades e preocupações de seus clientes reais e potenciais.

Eles ajudam a entender seu público e oferecem diretrizes sobre como se comportar com cada tipo de cliente. Você pode criar suas próprias personas, respondendo a algumas perguntas. Vamos ver como você pode criar personas para o seu negócio.

Defina suas personas

Não há necessidade de criar mais de 5 personas. 3 a 5 serão suficientes para descrever seus clientes e suas especificidades. Existem muitos modelos para ajudá-lo a criar suas personas. Estas perguntas são provavelmente as principais que você precisa responder:

Titulo do trabalho

* Informações importantes sobre a empresa (tamanho, tipo, etc.)

* Detalhes sobre o seu papel

* Dia típico

Dados demográficos

* Era

* Gênero

* Salário / renda familiar

* Local: urbano / suburbano / rural

* Educação

* Família

Objetivos e desafios

* Objetivo principal

* Objetivo secundário

* Como você ajuda a alcançar esses objetivos

* O que significa ser bem sucedido

* Desafio primário

* Desafio secundário

* Como você ajuda a resolver esses problemas

Valores / medos

* Valores primários

* Objeções comuns durante o processo de vendas

* Como você prefere interagir com fornecedores (e-mail, telefone, pessoalmente?)

Critérios

E então de uma negócio para outro, existem critérios específicos que podem ser levados em consideração. Por exemplo, você pode adicionar perguntas sobre hobbies, blogs e notícias que eles lêem, como eles usam a Internet, etc. Cabe a você encontrar outras perguntas que possam ser relevantes para criar suas personas.

Google Analytics

Você pode verificar de onde vêm o seu público, que tipos de consultas eles estão fazendo e quais palavras-chave estão usando, quanto tempo gastam no local, quais dispositivos eles usam etc. Isso ajudará você a otimizar o conteúdo de determinado dispositivo com os clientes.

Mídia social

Você pode consultar suas contas de mídia social para encontrar mais informações. Do que seus seguidores estão falando? Quais são as preocupações deles? Eles estão falando sobre problemas encontrados com sua marca ou produto? Como eles estão usando suas mídias sociais?

Questões

Você pode fazer perguntas diretamente aos seus clientes. Pesquisas e entrevistas trazem insights precisos e feedbacks que podem fazer a diferença com suas personas. Personas baseadas em entrevistas e interações, porque você pode realmente descobrir objetivos, valores e medos.

Teste A / B

Observar o qual conteúdo atualmente está funcionando com seu público-alvo e o que não está, isso pode fornecer informações úteis sobre seus clientes.

Em seguida, você pode desenhar perfis diferentes quando tiver coletado essas informações.

Tenha cuidado com suas personas

Como componente de marketing, as personas também devem ser compartilhadas com o departamento de marketing ou o de contratação. Como as personas podem ajudá-lo a ser mais produtivo, outros serviços também podem achar útil ter acesso a informações mais profundas sobre seus clientes. Por exemplo, você pode criar duas versões de uma persona: uma detalhada para a equipe de marketing e outra mais curta para o restante de seus funcionários.

Não confie demais em suas personas

Depois de criar suas personas, você pode ficar tentado a confiar nelas por anos. Infelizmente, alguns recursos podem sofrer alterações ao longo do tempo e você precisará atualizar os dados da sua pessoa se desejar evitar uma perda de relevância no seu conteúdo.

Mapeie o caminho de compra das suas personas

Suas personas ajudam você a conhecer sua jornada de compra do cliente. Desenhar um mapa da jornada do seu cliente ajudará você a identificar as metas, atividades e informações necessárias em cada etapa, do início ao fim. De maneira clara, ele otimizará suas estratégias de marketing de conteúdo, pois você conhecerá melhor as expectativas deles.

Tenha uma plataforma para atraí-los

Claro que você não irá ter todo esse trabalho para atraí-las para um local de conteúdo de vídeo aberto como o “Youtube”, lá o seu conteúdo vai estar exposto a uma vasta concorrência que pode acabar “matando” todo o seu esforço e fazendo com que os seus potenciais clientes tenham acesso a outros conteúdos.

Você precisa de um local estruturado, personalizado, seguro e controlado para colocar o seu conteúdo, assim o seu cliente irá se sentir especial e de estar consumindo algo de qualidade. Para isso nós temos o EiTV CLOUD, uma plataforma completa que irá te oferecer um site web e um aplicativo para celular (Android e iOS) totalmente personalizado pronto para receber e vender o seu conteúdo para seus clientes.

Entre em contato conosco, assim podemos te explicar e mostrar clientes que já estão aderindo esta tendência. Entre em contato pelo e-mail: consultores@eitv.com ou então entre em contato pelo nosso site: www.eitvcloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *