YouTube ou uma plataforma de vídeo online?

Quando se pensa em uma plataforma de vídeo online, a primeira palavra que vem à mente é quase sempre “YouTube”. Isso não é uma surpresa, já que o YouTube tem mais de um bilhão de usuários – cerca de um terço de todas as pessoas na Internet. De fato, graças à proliferação do YouTube, nunca houve uma maneira mais fácil de passar direto de um tutorial de curso para um vídeo de nove horas de “Memes Engraçados”.

No entanto, se você é uma universidade ou uma empresa de qualquer tipo, é provável que suas metas exijam que os espectadores mantenham-se engajados com seus vídeos. Podendo mostrar sua marca para o maior número possível de clientes em potencial. Ou talvez você esteja tentando incentivar o consumo e a produção de vídeos em sua escola ou organização. Dada a familiaridade universal do YouTube e o baixo preço (grátis), é tentador ir direto para essa plataforma para as suas necessidades de vídeo. No entanto, é importante considerar os contras de hospedar seu vídeo online exclusivamente por meio do YouTube.

PRIVACIDADE E RETENÇÃO

Os vídeos enviados para o YouTube são definidos como públicos por padrão. Sim, a privacidade do vídeo é modificável, mas apenas para uma das três configurações: pública, privada (visível apenas para o usuário que fez o envio) e não listada (visível para qualquer pessoa que tenha o link direto). Para as organizações ou universidades que não se importam de ter conteúdo online compartilhado publicamente com o mundo, o YouTube certamente parece ser uma opção atraente. No entanto, para as organizações que lidam com conteúdo de vídeo mais confidencial – mensagens de CEO privadas, pesquisa de mercado competitiva ou atribuições de vídeo de alunos, por exemplo – o YouTube está simplesmente fora de questão.

Com uma plataforma de vídeo online, organizações e instituições de ensino podem controlar a privacidade e a distribuição do seu conteúdo em vídeo. Por exemplo, a maioria dos OVPs (Online Video Player) principais tem a capacidade de adicionar um mecanismo de autenticação antes de acessar o conteúdo de vídeo; um recurso que está faltando no YouTube. Esse é um grande benefício para empresas que preferem limitar o acesso de vídeo online somente a pessoa autorizado.

Além disso, outro perigo com o YouTube é a propensão de um espectador de pular de um vídeo para o outro. Enquanto um cliente em potencial pode assistir a um vídeo relacionado à sua marca no YouTube, a atenção dele pode ser facilmente desviada para a lista de reprodução do painel lateral de vídeos que o YouTube sugere que o usuário assista em seguida, uma lista totalmente não personalizável. Antes que você perceba, o cliente passou do vídeo de sua empresa para um provável, totalmente não relacionado. (Nunca subestime o poder dos vídeos de gatos na Internet.)

ANALYTICS

A análise do YouTube consiste principalmente em visualizações básicas e informações demográficas por vídeo e canal. Isso é adequado se os KPIs (Key Performance Indicator) que você definir forem de nível muito básico. Com o YouTube, você não pode dividir as análises por usuário, uma necessidade para muitas organizações que esperam acompanhar a participação de um funcionário ou aluno específico ao longo do tempo.

Outras plataformas de vídeo online, ao contrário, contêm uma infinidade de ferramentas analíticas pesadas à sua disposição. Além das métricas demográficas e de contagem de visualizações básicas, as OVPs (Online Video Player) permitem o rastreamento de usuários, a capacidade de monitorar o uso em transmissões ao vivo, largura de banda e consumo de armazenamento na plataforma e análises em integrações de mídia social separadas. A EiTV CLOUD, por exemplo, tem um distribuidor do YouTube que se conecta da plataforma da EiTV CLOUD ao YouTube, permitindo que as empresas aproveitem tanto o conjunto completo de análises aprofundadas da EiTV CLOUD quanto as básicas fornecidas pelo YouTube para vídeos voltados para o público.

CUSTOMIZAÇÃO

O argumento mais convincente para um OVP autônomo comparado ao YouTube é a capacidade de personalizações da própria plataforma. Os usuários do YouTube não têm escolha a não ser aceitar o layout e a interface atuais do YouTube, e não têm voz quando o YouTube apresenta novas alterações no design. Quer se integrar ao LinkedIn? Não. Quer uma marca personalizada e um portal? Esqueça isso. Na verdade, a menos que você seja um parceiro do YouTube (cujos critérios exatos de associação são vagos), você nem mesmo poderá enviar suas próprias miniaturas de vídeos!

Plataformas de vídeo online autônomas permitem personalizações poderosas que permitem garantir que o portal que você está exibindo para seus usuários – seja um possível cliente, funcionário ou aluno – é inteiramente seu. Isso significa skins, players, playlists e canais totalmente marcados, até o tamanho e a forma do botão “curtir” em vídeos. Com um portal completamente personalizado, você tem um controle muito mais forte sobre o conteúdo que um usuário vê. Isso ajuda a manter a atenção no seu site e reduz o risco de usuários migrarem para conteúdo não relacionado. Além disso, as personalizações encontradas em outros OVPs permitem integrar seu conteúdo de vídeo a outros sites de mídia social e ferramentas de colaboração.

Por fim, a decisão de cultivar seu conteúdo em uma plataforma de vídeo online autônoma ou no YouTube depende de suas necessidades como empresa. Se você é sério sobre a criação de um portal de vídeo em grande escala com poderosas ferramentas de análise e personalização, um grande OVP é provavelmente o caminho a percorrer. Ainda assim, não precisa ser um ou outro. De fato, muitas organizações utilizam o poder do YouTube compartilhando alguns vídeos voltados para o público no popular site, enquanto mantêm seus portais de vídeo em seus próprios sites ou intranets. Afinal, o YouTube ainda é saudado como o segundo maior mecanismo de busca; melhor ter o melhor dos dois mundos, sempre que possível.

Pensando nisso tudo, a EiTV criou uma plataforma onde você pode colocar todos os seus vídeos interativos e ainda mensurar o seu público. Tudo feito de maneira exclusiva e personalizada, para que o seu engajamento cresça significativamente.

UTILIZE A PLATAFORMA CORRETA

A EiTV CLOUD é uma plataforma completa, totalmente intuitiva e com o custo benefício que cabe no seu bolso. Tenha a oportunidade de ter a sua plataforma de vídeo WEB e também o seu APLICATIVO Android e iOS personalizado. Tudo isso feito de forma ágil para você não perder tempo e começar a vender ou divulgar o seu conteúdo em vídeo.

Assine a EiTV CLOUD e fique longe de taxas de comissões, mão de obra de desenvolvimento Web e Aplicativo.

Além de você colocar o seu conteúdo em vídeo, na EiTV CLOUD você consegue disponibilizar áudios, imagens e documentos. Além de gerar certificados, ter controle total, segurança e ferramentas para engajar o seu público como pesquisas, avaliações e sistema de conquistas.

Começa já com uma plataforma ideal para conquistar o seu público!

Para mais informações, nos mande um e-mail no: consultores@eitv.com.br ou então entre em contato pelo nosso site: www.eitvcloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *